O nome Celeris (“velocidade”, “rapidez”) vem da mitologia grega, cavalo irmão de Pégaso (FU-14), protótipo 3º lugar FSAE Brasil 2016 da equipe.
Projetado e fabricado em incríveis 6 meses – devido a duas competições a serem participadas em um ano – o veículo foi apresentado no Auditório Anexo C do Centro de Tecnologia da UFSM. Estiveram presentes autoridades da reitoria e do CT, bem como apoiadores, representantes da mídia, professores, familiares e amigos, somando mais de 130 entusiastas.
Seu chassis foi projetado do zero. Restringido pelo novo regulamento de pacote, o kit aerodinâmico sofreu grandes alterações. Foi utilizado undertray (difusor aerodinâmico localizado abaixo do chassis), de modo a incrementar em downforce. O perfil da carenagem foi otimizada de modo a alterar sua geometria, semelhante a uma bala de revólver.
No período de projeto, foram realizados cinco trabalhos de conclusão de curso, de maneira a investigar a performance do motor, transmissão e aerodinâmica, do veículo, com intuito de embasar estudos para o próximo projeto.
No período de testes, foi disponibilizado pelo grupo Random, o Campo de Testes Random localizado em Caxias do Sul. Devido sua área específica para testes, foi possível validar diversos projetos com aquisições de dados onboard
Como o apoio da reitoria e de patrocinadores, o veículo representou o Brasil na competição Formula SAE West Lincoln 2015 (EUA) realizado em Maio de 2015, alcançando o 43º lugar em mais de 100 equipes participantes do mundo todo.