2012 – Artax

O terceiro protótipo  da equipe foi uma evolução do anterior, Tarpan. Utilizando os mesmos chassi e motor, foram feitas melhorias em partes críticas do carro. Tais melhorias incluíram um novo sistema de alimentação, admissão e exaustão do motor, diminuição de massa em todos os sistemas do carro (utilizando partes em fibra de carbono), novo sistema de direção e mudanças na geometria da suspensão, visando a otimização para as diferentes provas realizadas na competição.
dsc05694

Com a maior experiência da equipe, diversos testes foram realizados, através dos quais pôde-se obter dados importantes, que depois serviram para a escolha e o dimensionamento dos componentes do protótipo. Foram realizados testes de análise de falhas dos freios, esforços na suspensão e na barra de direção, além de sessões com o motor em dinamômetro, para mapeá-lo. Além disso, o protótipo foi instrumentado para contar com um sistema de telemetria. A escolha de pneus também foi mudada, passando de pneus Pirelli PZERO para pneus Hoosier, com o composto R25B, especialmente produzido para as equipes de Formula SAE. Todas essas mudanças trouxeram uma grande melhora no desempenho dinâmico do protótipo, o que foi provado pelo excelente desempenho do mesmo na competição da qual participou.
dsc05694

Realizou-se também um estudo a respeito da identidade visual do protótipo, com o apoio dos alunos do curso de Desenho Industrial, participantes da empresa júnior Projetar, para a criação do conceito da carenagem do protótipo. Foi utilizada fibra de vidro para a confecção da mesma, e o design foi responsável por arrancar elogios dos juízes da competição e até mesmo das outras equipes participantes.
9

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s