2013 – Huaso

Para o ano de 2013, a Equipe projetou um veículo totalmente novo. Tendo como objetivo principal a redução de 12% de massa em relação ao protótipo Artax, foram definidas novas geometrias e configurações para a maioria dos componentes do veículo. O conceito do veículo foi mantido (motor 4 cilindros 600cc, chassi tubular e rodas aro 13), porém buscou-se uma diminuição do chassi e, consequentemente, do veículo como um todo.
37

Novas tecnologias e conhecimentos puderam ser aplicados, graças à experiência internacional adquirida pela equipe. O resultado foi o protótipo Huaso, que apresentou melhoria significativa no desempenho dinâmico, graças ao novo projeto de suspensão e direção, ao novo chassi com rigidez torcional aumentada e às melhorias nas curvas de torque e potência do motor. O protótipo Huaso também apresentou um grande avanço da Equipe Formula UFSM na integração dos sistemas do veículo, no serviceability e nos processos de manufatura utilizados.

frame_carbon

O protótipo possui também aplicações de materiais compósitos, como a fibra de carbono (assoalho estrutural, painel e componentes do sistema de admissão do motor) e a fibra de vidro (carenagem), para a redução de massa, e um estudo mais aprofundado da ergonomia, garantindo maior conforto ao piloto.
37

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s