TCC – DESENVOLVIMENTO DA CINEMÁTICA DE SUSPENSÃO DE UM VEÍCULO POR MEIO DE UM MODELO SEMI-EMPÍRICO DOS PNEUS – Adriano Gonçalves Schommer

RESUMO

Trabalho de Conclusão de Curso
Curso de Engenharia Mecânica
Universidade Federal de Santa Maria
DESENVOLVIMENTO DA CINEMÁTICA DE SUSPENSÃO DE UM VEÍCULO POR MEIO DE UM MODELO SEMI-EMPÍRICO DOS PNEUS
AUTOR: ADRIANO GONÇALVES SCHOMMER
ORIENTADOR: MARIO EDUARDO SANTOS MARTINS
Data e Local da Defesa: Santa Maria, 21 de dezembro de 2015.

Neste trabalho, uma suspensão Duplo A tipicamente utilizada em veículos da categoria Fórmula SAE é discutida e desenvolvida para o protótipo Silver (2015), da Universidade Federal de Santa Maria. Este estudo aponta um acerto preliminar de suspensão para a prova dinâmica Skid Pad a fim de reduzir o tempo despendido em testes para o acerto de suspensão. As influências dos parâmetros da cinemática da suspensão são analisadas para quantificar como esses parâmetros alteram a capacidade dos pneus em gerar força lateral. Para refinar os resultados, atenção especial é dada para o modelamento matemático do pneu desenvolvido por meio do modelo semi-empírico “Magic Formula”. A base de dados utilizadas para o desenvolvimento deste modelo foram os resultados de testes nos pneus do protótipo, adquiridos por intermédio do consórcio Formula SAE Tire Test Consortium. O ganho de cambagem devido ao sistema de direção e a geometria de suspensão apresentaram grande influência na capacidade dos pneus em gerar força lateral. Deste modo, a geometria de Ackermann e o ganho de camber pelo esterçamento foram definidos para atribuir os ângulos de deriva necessários para que os pneus operem na faixa de maior desempenho na prova de Skid Pad.

TCC Schommer

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